Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007

Férias em Marrocos Parte IV

Casablanca é uma cidade europeia.. ups não, é marroquina...mas juro que parece europeia!
Chegados aos limites de Casablanca somos bombardeados por altas construções, publicidades de diversas marcas...enfim...como em casa, até parquímetros havia! Estacionados na baixa do sitio, decidimos, por estar em local tão ocidentalizado, comer uma pizza...para matar saudades!
Depois do comes e bebes, seguimos viagem para Assilah , a vila das artes!
Chegámos de noite mas o movimento era muito. Depois de instalados naquela que foi certamente a pior escolha da viagem, partimos em busca do rebuliço local. Ao longo das muralhas da Medina, estão esplanadas para todos os gostos, e na Medina, no seu interior, a calma era de certo modo estranha, pois as outras Medinas visitadas eram o coração das cidades. Ali pairava a calmaria, a limpeza, as cores....ao longo das paredes, autênticos murais artísticos (vila das artes), com a assinatura dos seus autores, como uma galeria ao ar livre, com telas de cimento!
Tudo muito bem...o pior foi dormir! Numa pensão daquelas que parece saída de um filme, a casa de banho disponível era um buraco no chão...do qual emanava uma fragrância tal que preenchia o ar rarefeito dos nossos chamados quartos. Decisão tomada, dia seguinte saiamos dali! Dito e feito! Um hotel, espectacular a bom preço, parecia que estávamos no algarve . Algarve?...praia...ah...camelos.. marrocos ...eis-nos na praia, com os famosos camelos, cavalos e afins...diferenças na companhia e no aspecto...mas praia é praia!

Na Medina coloquei os meus dotes de regateador à prova e lá vim eu com sacos de souvenirs...mal sabendo que o marroquino me tinha enganado num...sempre a aprender! Assilah demonstrou ser uma vila pequena, pacata, com os seus restaurantes e cafés, a sua Medina impecável, e as praias circundantes boas para o mergulho...mas era tempo de ir para a estrada, tínhamos um barco para apanhar!
Chegámos a Tânger, eram 20 horas...entrámos no barco eram 4 da manhã! Primeiro sem sabermos fomos enganados pelo vendedor da agencia, fez-nos um desconto à martelada, que depois deu para o torto, e graças a isso só embarcámos com uma luva de 40 euros ao simpático " funcionário , isto depois da aventura de encontrar um multibanco em Tânger (ainda querem a expo 2012 pff )...e do total caos! Dezenas de carros com o mesmo objectivo! Filas sem sentido, paradas, com pequenos movimentos quando era caso...a selva! Era buzinadelas para todos os gostos...um autêntico martírio , fruto de ser final do mês,  a altura de retorno dos emigrantes! Depois de tudo, já no barco, fomos encontrar uma epidemia de vómitos (devido ao enjou da ondulação)...parecia a hola mexicana, começava num lado e percorria tudo até ao outro!
Em 45 minutos estávamos em Espanha, com o dia já a nascer! Mais uma fila alfandegaria, mas esta mais civilizada, apenas com o verificar de passaportes e o olfacto do cão policia, a servir de filtragem à nossa entrada em solo europeu!
Marrocos foi interessante, faz-se bem de carro, (Parabéns ao carro da Nádia, portou-se bem!) no fim já estávamos habituados às interpelações, ao modo como falam e agem , e acho que serviu de lição para muita coisa! É uma cultura diferente, já menos pura, mas não deixa de ser por vezes um choque! Isso é talvez o mais interessante...imiscuir-se na cultura local, sem largar na realidade a nossa! Foi a minha segunda vez, agora como adulto e se serviu para relaxar, também serviu para aprender...e é isso que se quer!

publicado por Nasmaniac às 02:30

.as minhas fotos

. Filme da Mercedes

. Novo Filme da Sky

. Magliner Disponivel para ...

. Publiciade "Sky"

. Publicidade "Groupama"

. Institucional do Exercito

. Institucional para o Exér...

. Mais uma definicao de um ...